Silvio Santos e o caos que se estabelece no CDT da Anhanguera


SBT - Compartilhe

A programação estável, que a direção do SBT conseguiu montar nos últimos dois anos, está sendo mutilada. Após o fim de Carrossel (com nova reprise agendada já para o próximo mês) o caos predominou no CDT da Anhanguera. Chiquititas recebeu investimentos maiores que a sua antecessora, manteve os índices de audiência e ainda, de quebra, aumentou o faturamento comercial. Entretanto, não só de um produto canal nenhum sobrevive. Com isso, surgiu a necessidade de pensar em novas táticas que levantassem a audiência, principalmente das manhãs. O que todos perceberam foi a devastação das atrações infantis, pela Silvia Abravanel, acabando com as forças do que sempre fez grande sucesso de público e popularidade. A situação é muito pior que esta. A grade vespertina já conta com quatro novelas mexicanas (MarimarCuidado Com o AnjoRubiO Privilégio de Amar)  seguidas, sendo apenas uma inédita. Esse número de reprises vai crescer com a volta dos alunos da Escola Mundial e dos consagrados rebeldes. Ainda existe a possibilidade da novela Soy Tu Dueña (2010), que conta com Gaby Spanic e Fernando Colunga, ser exibida em outro horário especial. Depois os executivos não gostam que o SBT seja apelidado de “VIVA da TV aberta” ou “TV dos enlatados”. Não dá pra entender.

Programas já tradicionais, como Astros e SBT Repórter, além do Amigos da Onça (cujas gravações ainda acontecem normalmente) foram retirados do ar, de uma hora para a outra. A situação mais gritante foi a do “Casos de Família”. O programa popular foi transferido de horário – das 17h30 para às 23h – e passou a ser exibido semanalmente, às quartas. Bastou uma edição (que inclusive subiu os números do horário) para retirarem o programa da Christina Rocha do ar. É certo que o programa explorava os conflitos familiares, mas uma coisa deve ser dita sobre as situações “armadas” que tantos comentam negativamente: a televisão não seria um veículo armado? Ou aquelas pessoas, com histórias dramáticas e difíceis, que vão a shows de talentos, aparecem de surpresa? Artistas que revelam seus segredos – ou situações jamais imaginadas pelo público – teriam apenas o objetivo de expor os seus lados humanos? Apenas alguns de uma imensidão de exemplos. Essa questão deve ser bem pensada pelos pseudo conhecedores desse meio de comunicação de massa. Em toda essa confusão, o Ratinho, que passou a ter durações diferentes nos dias da semana, e a praça do Carlos Alberto de Nóbrega, com tempo de arte reduzido, foram afetados.

A polêmica da vez é a programação dos domingos. O Silvio não aguenta mais perder para a revista eletrônica da Record. O Domingo Espetacular vem investindo pesado em reportagens polêmicas, nessa excelente fase do jornalismo feito pela emissora dos bispos, que inclusive alcança a liderança em várias ocasiões. Mérito dos profissionais envolvidos. Após uma reunião entre os “mandachuvas” da TV mais feliz do Brasil, foi decido que bruscas mudanças acontecerão. O Domingo Legal perderá duas horas e a Eliana entrará à uma da tarde. A série de programas do patrão (Roda a RodaSorteio da Tele SenaPrograma Silvio Santos) começará às 17h, sem programa definido para ocupar a faixa das 22h (comenta-se que sejam filmes, mas ainda não foi confirmado pela emissora). Tal atitude, totalmente desesperada, pode colocar em risco não só o desempenho e o contentamento do Celso, mas também a Eliana, que já consolidou o seu público no horário atual. Claro que há a possibilidade de tudo sair bem, mas passar por uma prova de fogo é muito perigoso. Que toda essa reformulação, imatura por sinal, não traga consequências irreparáveis. Caso contrário, a Record que vem muito forte após a troca de diretores, agradecerá.

Por Marcos Martins

Deixe um comentário | Siga o @tvibopenoticias

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s