Fábio Porchat fala em entrevista sobre o filme ‘Vai que dá certo’


Fábio Porchat é roteirista do programa Esquenta, segue apresentando o espetáculo “Fora do Normal” e faz sucesso atualmente com o canal Porta dos Fundos na internet. Difícil acreditar que o humorista tenha tempo para se envolver com produções cinematográficas. É o que mais tem feito no entanto. Filmou “Concurso Público” em janeiro e rodará no segundo semestre mais dois longas – “La Vingança” e “Porta dos Fundos”, ambos com o amigo Gregório Duvivier.

No momento, se desdobra entre as filmagens de “Meu Passado me Condena” em um transatlântico e o lançamento de “Vai que dá Certo”, que acaba de chegar aos cinemas. “No set, você fica sem saber muito de onde vem e para onde vai. É muito louco, mas gosto muito de fazer cinema”, brinca ele nesta entrevista, em que conta como desenvolveu o roteiro do filme, seu primeiro para cinema.

Como surgiu o convite para escrever esse seu primeiro roteiro para cinema?
Quem me indicou para trabalhar com o Maurício (Farias, diretor) foi o Bruno Mazzeo, embora eu já tivesse trabalhado com ele no “Junto & Misturado”, seriado de comédia da Rede Globo que também tinha o Bruno e o Gregório (Duvivier). O Maurício chegou com a história estruturada em junho e precisava que o roteiro estivesse pronto para a filmagem em setembro. É pouco tempo para um roteiro de cinema (risos), mas eu topei e em um mês nós levantamos o primeiro tratamento. 

O que achou da ideia apresentada pelo Maurício?
Desde o início, eu achei legal a ideia de um grupo de amigos, uma galera, que resolve fazer um assalto forjado e vai dando tudo errado. Eu gosto desse tipo de comédia e acho que consegui colocar um jeito meio particular de humor no roteiro. O Maurício acabou comprando essa briga, o que foi muito legal. A nossa troca foi muito bacana e, quando fomos fazer a primeira leitura com os atores, faltava apenas um mês para começar a filmagem e nós ainda estávamos mexendo no roteiro. Foi uma coisa meio louca. O plano de filmagem só saiu duas semanas antes. E até durante as filmagens nós mexemos no roteiro. 

Como foram criados os personagens?
Quando o Maurício me chamou, o elenco já estava praticamente definido. O importante era ter uma galera funcionando junta. Uma galera que funcionasse fora das telas e apresentasse o mesmo entrosamento na hora das filmagens. Quando eu escrevi os personagens, todos já tinham cara. Cada um foi escrito para o seu respectivo ator. Tentei dar a minha cara para o meu personagem. O Danton ia fazer o Rodrigo, então, pensei num personagem com a cara do Danton. A Natália Lage ia fazer a Jaqueline, aí pensei num personagem com a cara dela. Quando você já tem o elenco definido, ajuda bastante. 

Que diferenças você vê entre a TV e o cinema?
Eu trabalhei com o Maurício no “Junto & Misturado”. A TV e o cinema têm ritmos bem diferentes, embora o ritmo do Maurício no cinema seja bem acelerado perto do de outros filmes que fiz. Ainda assim, são ondas diferentes. 

Você tem feito mais cinema ultimamente…
Sinto que no cinema as pessoas se preocupam mais com o todo. Qualquer detalhe pode fazer com que uma cena não entre no filme. Outra impressão que tenho é que no cinema o filme está muito na cabeça do diretor. Uma das principais semelhanças com a TV é a espera. Você espera eternamente para gravar a sua cena (risos). O cinema também tem outra característica muito louca. Você grava metade de uma cena em que está apaixonado, e a seguinte é a última do filme, em que você desistiu da vida. É preciso encontrar as várias emoções diferentes que o seu personagem vai viver de uma cena para a outra. Você fica sem saber muito de onde vem e para onde vai. É muito louco isso, mas gosto muito de fazer cinema.

Você tem alguma cena predileta em “Vai que dá Certo”?
Gostei muito de escrever a cena do seqüestro. Quando eu lia, achava muito engraçada. Vai dando tudo errado. E filmá-la foi muito engraçado. Ri muito. Gostei muito de escrever e do jeito como foi realizada. 

Entrevista concedida à Globo Filmes.

Deixe um comentário | Siga o @tvibopenoticias

