Análise #02: Malhação, Será que ainda faz sucesso?


Estreava há 17 anos, mais precisamente em abril de 1995 a novela teen mais famosa do Brasil: ‘Malhação’. A primeira temporada de Malhação estreou com 31 pontos de média, e alavancou audiência da Globo no horário, que antes marcava 15/18 pontos.  Porém, de lá pra cá, a audiência da novela só caiu, e hoje é ela que marca entre 15 e 18 pontos. 

Malhação entrou em sua 20ª temporada, e é conhecida como caça-talentos. Já que foi a novelinha que revelou estrelas como Ana Paula Tabalipa, Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli, Thiago Lacerda, Bianca Rinaldi, Murilo Rosa, Susana Werner, Thaís Fersoza, Thiago Fragoso, Maria Flor, Priscila Fantin, Rocco Pitanga, André Marques, Marjorie Estiano, Juliana Didone, Cauã Reymond, Guilherme Berenguer, Carlos Casagrande, Mário Frias, Marcio Kieling, Erik Marmo, Joana Balaguer, Fernanda Vasconcellos, Giovanna Ewbank, Romulo Arantes Neto, Klebber Toledo, Sophie Charlotte, Nathalia Dill, Caio Castro, Bianca Bin, Micael Borges, Sophia Abrahão, Bruno Gissoni além de muitos outros atores.

Após 19 temporadas completas, a novela perdeu o folego, e não é mais tão bem vista como
antigamente. A última temporada de sucesso foi a de 2004, com a fictícia banda ‘Vagabanda’, protagonizada por Guilherme Berenguer, Marjorie Estiano e Juliana Didone. Ao longo de suas temporadas várias história foram apresentadas, talvez todas possíveis, desde romance dramalhão até a coisas sobrenaturais, passando pelo nordeste brasileiro, falsa gravidez, erro médico, por muita música e todos os esportes possíveis. Quem não se lembra de personagens marcantes como Cabeção, Dona Vilma, Angelina, Professor Pasqualete e da famosa república do Professor Afrânio?

Malhação já foi ambientada em seis colégios diferentes. O Primeiro, foi a Academia Malhação, que durou 3 temporadas. Aí, depois veio o Múltipla Escolha, o mais lembrado até hoje por todos os fãs da série, Este durou incríveis 12 temporadas, em 2007 se fundiu com o colégio Ernesto Ribeiro. E em 2009 com o shopping Grand Plaza.  O Múltipla Escolha saiu definitivamente do ar no mesmo ano, em 2009, onde o foco se tornou o colégio Primeira Opção. Depois do Múltipla Escolha nenhum mais se estabilizou. O Primeira Opção ficou apenas uma temporada, depois veio o Primeira Opção 2, que também durou apenas uma temporada. Depois voltou o Primeira Opção, mas apenas 3 personagens estudavam lá, nesta temporada, o foco foi na faculdade Soares da Rocha, que também só durou uma temporada. E agora, na 20ª temporada veio o colégio Quadrante.

A Pior audiência da história de todas as temporadas de Malhação se repetiu ontem, com 11 pontos, no capítulo 03 desta temporada. A pior média de todas as temporadas havia sido registrada pela temporada anterior com também 11 pontos em um determinado capítulo. Seria um sinal pra acabar com a novela que em 2004, com a ‘vagabanda’, chegou a marcar incríveis 42 pontos!? Será que a novelinha ainda pode recuperar a sua audiência ou deve sair do ar e dar espaço a outras produções? Seria um sinal vermelho pra trama que já foi tão bem vista pelo público?

Por: Matheus Guelsi

Deixe um comentário | Siga o @tvibopenoticias

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s