TV Sergipe estreia novos cenários

O jornalismo da TV Sergipe está de cara nova. A partir desta segunda-feira, dia 8 de outubro, todos os programas e telejornais da emissora ganham novos cenários, desenhados e planejados para serem exibidos com a tecnologia de alta definição, conhecida como HDTV.

O Bom Dia Sergipe, apresentado por Lyderwan Santos e Sayonara Hygia, foi o primeiro a estrear as novidades. E, durante o decorrer de toda a semana, o telespectador vai poder acompanhar as mudanças em todas as atrações locais: SETV 1ª Edição, SETV 2ª Edição, Globo Esporte Sergipe, Terra Serigy, Viva Esporte e o Estação Agrícola.

Os novos layouts para telejornais, que seguem o padrão Rede Globo desenvolvido para as afiliadas, trazem alterações também no formato. Com um cenário maior, os apresentadores vão poder caminhar durante a exibição, interagir com mais e maiores telões, conversar ao vivo com repórteres pela internet ou por telefone, entre outras novidades possíveis graças aos novos equipamentos e infraestrutura.

Mudança também na bancada, que tem novo design e passa a ser menor, para dar mais versatilidade aos apresentadores. Outra novidade é o Triedo, um painel que possui três faces com diferentes cores relacionadas a cada telejornal. O cenário conta ainda com uma foto panorâmica da cidade de Aracaju, em uma área para receber entrevistados.

“Nosso primeiro layout levou em consideração os modelos usados da Globo Recife e Globo Minas. Depois, fizemos outras alterações, para adaptar ao tamanho do nosso cenário e questões de mobilidade dos apresentadores. Em relação às vinhetas, seguimos o padrão da Globo, sempre com elementos que sugerem dinâmica”, explica o videografista Wádson Rodrigues, um dos responsáveis pelo projeto visual dos novos cenários.

O Estação Agrícola deixa de ter cenário virtual e passa a ganhar um painel moderno, com um grafismo voltado especificamente para o programa. E o Terra Serigy, que já era exibido em HDTV, ganha nova vinheta de abertura e artes novas para bases de caracteres.

No esporte, as novidades também são significativas. Seguindo o modelo de integração do Globo Esporte Nacional e Esporte Espetacular, os programas Globo Esporte Sergipe e Viva Esporte ganham um cenário conjunto, em que os apresentadores poderão receber também convidados.

“Com os novos cenários, vamos ganhar mais agilidade e informalidade. Com a possibilidade que o apresentador agora tem de se locomover pelo espaço ganhamos mais informalidade, mas com o foco em manter a qualidade do conteúdo da informação. E no geral com a nova tecnologia HD, usando do que há de mais moderno no audiovisual, ganhamos mais eficiência, diminuindo muito a nossa margem de erro. Quem ganha com isso é o telespectador que nos prestigia com a maior audiência do nordeste e umas das maiores audiências do país”, observa Roberto Gonçalves, diretor de Jornalismo.

Investimento milionário

Segundo o diretor-presidente da TV Sergipe, Albano Franco, a emissora investiu no novo projeto cerca de R$ 5 milhões, para que o telespectador passe a desfrutar de um dos mais bonitos e modernos cenários de todo o Nordeste.

Este investimento mostra o respeito da TV Sergipe ao povo sergipano, que merece sempre o melhor e também espera de nós a melhor qualidade de imagem e som, no padrão de uma afiliada Rede Globo. Aproveito também para parabenizar todos os nossos colaboradores, pelo excelente trabalho desenvolvido nesta mudança”, disse.

De acordo com o diretor de Engenharia da TV Sergipe, João Roberto, os novos cenários ocupam uma área construída de 116 metros quadrados, mais que o dobro do cenário anterior, que era de 50 metros.

“O projeto vem sendo desenvolvido desde 2010, quando nossos colaboradores das áreas de Engenharia, Jornalismo, Videografismo e Tecnologia da Informação visitaram a TV Globo e seis afiliadas modelos. Elaboramos, então, um projeto próprio, todo construído por uma equipe da casa e parceiros locais”, explica João.

As mudanças também incluem novas câmeras de estúdio e câmera panorâmica em HDTV, todas da marca Sony. A depender do programa ou telejornal, poderão ser usadas até cinco câmeras durante a transmissão.

A iluminação também foi completamente modernizada, inclusive com a compra de luzes do tipo led, que vão propiciar novos efeitos, juntamente com filtros.

“A nova iluminação é a mais moderna do mercado e igual à usada pela TV Globo. São mais de 40 pontos espalhados para atender as novas necessidades do novo cenário”, informa João.

Outras novidades são os novos microfones de lapela, sem fio, permitindo mobilidade ao apresentador e melhoria dos recursos de microfonação.